Translate

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Educação

Que tema será mais actual do que a educação (além da morte do Eusébio)?
Eu ouço muitas pessoas mais velhas que eu (tenho 17 anos), que se queixam de que os filhos, os netos, os vizinho ou aquele miúdo que vê de vez em quando são mal criados, que não tem respeito por nada nem por ninguém. E eu pergunto-me de quem será a culpa? Será que é da juventude que simplesmente não presta? Eu desconfio que não seja bem assim!
Vamos começar pela base, há pessoas que nascem boas, há pessoas que nascem más sem duvida nenhuma, mas terá nascido toda uma geração má?
Pessoas, que dizem "esta geração está perdida" e que se sentem no topo do pedestal quando olham para as gerações mais jovens, estão a educar estes "miúdos" como vocês foram educados? Atribuíram-lhe responsabilidades como as que tinham em pequenos? Castigaram-nos sempre que eles mereciam? Ou passaram-lhes a mão pela cabeça quando faziam porcaria?
Eu não fui educada como antigamente, mas sempre tive responsabilidades (adequadas à minha idade), sempre tive uma mesada que se eu não a soubesse gerir não teria dinheiro para comer o mês inteiro (isto não é algo mau, é muito bom até, aprendi a gerir o pouco que tinha!) e sempre fui castigada devidamente... Como é que eu sou hoje? Sou classificada como anti-social porque não aguento os comportamentos das pessoas da minha idade, não percebo qual é a piada das drogas e do tabaco, não entendo como é que os pais dão tudo aos filhinhos queridos quando eles não merecem e não percebo o sentido das festas, das roupas reduzidas e do sexo com desconhecidos...
Deixo a pergunta, quem será o culpado por esta geração: a lua (sim, por a lua tem imensa influencia na terra, como por exemplo nas marés) ou será que a geração que produziu esta não a soube educar?

Sem comentários:

Enviar um comentário