Translate

quarta-feira, 27 de abril de 2016

#saveTua

Duvido que seja necessária mais uma barragem, visto que todos já sabemos os efeitos nefastos que estas construções apresentam para o meio envolvente e não só... Se construirmos uma barragem em cada rio deixamos de ter peixe no mar e areia na praia, a fauna e a flora envolvente dos rios transforma-se completamente e o que um dia foi belo e único, passou a ser comum! As barragens impedem que os peixes de água salgada possam desovar no rio, porque não são só os salmões que vem desaguar ao rio!
Para nos fecharem os olhos, dizem-nos que depois da existência da barragem haverá mais campos que podem ser cultivados, mas é mentira! Perguntem aos produtores quantos tem acesso à água da barragem? Poucos! Muito poucos! E quando a capacidade da barragem chega a uma certa cota, não se pode tirar mais água, mesmo que o gado esteja a morrer de sede…
No Inverno, fazem descargas severas que inundam a paisagem a jusante das barragens e para quê? Sinceramente não sei, só sei que em vez de descarregarem toneladas de água durante meia hora, podiam-no fazer durante uma semana e assim evitar que casas fiquem inundadas e algumas pessoas percam tudo.
E agora pergunto: Para quê mais uma barragem? Para produzir eletricidade? Uma barragem não gera eletricidade suficiente para ser autossuficiente! Sabem o que isso significa? A barragem consome mais eletricidade do que a que produz!
Porquê mais uma barragem em Portugal? Para quê?


Não queria soar egoísta no fim de tanto defender a natureza, mas eu gostava de um dia poder conhecer o Tua na sua maior espontaneidade e de passear pela sua linha férrea que será que cortar a respiração…

Por isso sugiro que visitem este site, pode não dar em nada mas pelo menos tentamos: 

3 comentários:

  1. Verdade se diga
    minha amiga
    para-se o que se vem a tempo de parar

    Tua tem assassinos, hão-de pagar!

    ResponderEliminar