Translate

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Equilibrar-me Com o Mundo… - Carne

A crónica de hoje é sobre o consumo de carne, este assunto está intimamente ligado com evidências científicas que não vou escrever aqui, contudo podem procurar na internet ou revistas que encontraram estudos detalhados para tudo de que vou falar um pouco, se precisarem de ajudem comentem que eu vos mando a explicação do que quiserem saber.
Tudo começou quando a minha cadela ficou extremamente doente, como não acredito em Deus, fiz um pacto com as Forças do Universo: elas não levariam de mim a minha amada e para isso eu não comerei carne durante uma semana. Não me custou nada, na verdade, foi mais uma desculpa para me começar a afastar vagarosamente do consumo de carne.
Após essa data não comi carne de vaca durante dois anos e hoje em dia como esporadicamente quando a única ementa disponível é essa.
Porque é que deixei de comer carne de vaca e não outra qualquer?
Porque a criação de gado bovino é o que mais polui o planeta, em parte devido aos gases emitidos pelos pobres animais e depois por ser um animal de grande porte e portanto demora bastante tempo a crescer… Mas não foi só esta a razão que me fez deixar de comer estes animais, sabem aquelas imagens do anúncio de leite que passa na televisão em que as vaquinhas estão ali no campo a ruminar? Pois, eu sempre que olhava para o bife há minha frente lembrava-me dessa imaginem e dava-me nojo conseguir comer um ser vivo tão amistoso…
Com o passar do tempo, comecei a detestar o cheiro desta carne, quer crua quer cozinhada e para que eu a consiga comer hoje tem que estar muito condimentada para dissimilar o seu sabor.
Ainda assim, este nojo/medo (chamem o que lhe quiserem) de comer outros animais não me acontece só com as vacas… Deixei de comer raia depois de uma visita ao oceanário e por uns meses não consegui comer porco porque vi um porco pessoalmente…
Na minha cozinha raramente entra porco e as carnes que como com frequência são frango e peru, quanto aos peixes só me recuso a comer raia e cação, o meu verdadeiro objetivo neste momento é conseguir ser vegan por um dia uma vez por mês.
Este texto já está demasiado longo, por tanto, se tiverem qualquer dúvida digam-me que tentarem esclarecer melhor a parte ecológica por de trás das minhas escolhas.
P.S. Pois é! Não tenho levado esta crónica lá muito a sério pois não? É que me esqueci completamente que ela existia.


Sem comentários:

Enviar um comentário