Translate

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Equilibrar-me Com o Mundo… – Compostagem

Na minha casa faz-se compostagem.
E esta crónica deveria acabar aqui, porque já toda a gente deveria saber qual a sua importância.
Não há nada deste mundo cuja sua decomposição sob terra liberte mais gazes tóxicos do que a matéria orgânica! Não há maior poluição, que poderia ser evitada, do que embrulhar em plástico e meter debaixo do solo aquilo que pode ser transformado em adubo à superfície.
Na minha casa foi uma guerra conseguir transmitir este conhecimento aos meus pais, pois eles não acreditaram em mim até verem o resultado com os seus próprios olhos: a árvore mais bonita do nosso quintal tem as raízes enfiadas no nosso bidon de compostagem, as suas folhas não ganham piolho e os seus pêssegos são os maiores e os mais saborosos…
Começamos com um recipiente para colocar ervas, folhas de alface e outros legumes que não prestam para consumo. Hoje em dia, o que não vai para os animais vais para os três recipientes deste género que possuímos. O meu pai mistura este adubo com estrume e dá-o a todas as plantas que cultivamos.
Todas as casas deveriam ter um recipiente destes, pois não há maior desperdício do que deitar fora aquilo que ainda tem muito valor.
Pesquisem, informem-se e descobriram que aquilo que vos digo é a mais pura das verdades!

Sem comentários:

Enviar um comentário